A Sony previu que o início do PlayStation 4 não seria tão ruim quanto o do PlayStation 3 para a empresa que passou por maus momentos e acumulou números negativos graças ao desenvolvimento do inédito e exclusivo processador do consoles, algo que seria diferente agora que a AMD fornece a APU personalizada para o PlayStation 4. Mesmo com um cenário mais favorável para o lançamento da nova geração, a situação não é das melhores para a Sony no geral e sua divisão de games não é uma exceção a regra, um relatório trimestral divulgado pela empresa apresenta prejuízo na ordem de US$ 8 milhões e um encolhimento em relação ao mesmo período do ano passado, deixando a receita 40% abaixo do previsto.
O prejuízo contrasta com o lucro de US$ 23 milhões do ano passado neste período, a Sony diz que a enorme diferença foi influenciada pela queda nas vendas do PlayStation 3, PlayStation 2 (que saiu do mercado) e PSP mas principalmente pela valorização do iene (a moeda japonesa) que fez com que os produtos fabricado no Japão saíssem mais caro no resto do mundo, diminuindo a margem de lucro. Outro vilão foi o setor de desenvolvimento do PlayStation 4 que custa caro e basicamente não oferece lucro direto e só deve render frutos lá na frente, o que segurou as pontas foi o aumento nas vendas de software para o PlayStation 3 que se somaram aos 93 milhões de jogos vendidos durante o trimestre resultando em um aumento de 60 milhões em comparação a este período no ano anterior.
Ainda que pareçam quedas assombrosas, as perdas na divisão de games da Sony são “fichinha” perto do que a empresa vai perder somando todas as suas divisões como a de filmes que acumula prejuízo de US$ 181 milhões. Para os demais setores é difícil dizer como a Sony pretende normalizar as coisas mas ao menos na divisão de games a chegada do PlayStation 4 deve dar um afrouxada no pescoço, ainda mais se venderem umas boas unidades por aqui.
Fonte: LockGamer