segunda-feira, 21 de outubro de 2013
Sony diz perder dinheiro com a venda do PS4 no Brasil e explica como chegou ao valor do console
Playstation 4 e seu preço no Brasil
O PlayStation 4 vendido no Brasil por R$ 4 mil faz do novo videogame da Sony o mais caro do mundo:
A empresa tenta justificar dizendo que, mesmo com o alto valor, a empresa "perde dinheiro" com a venda do videogame no Brasil e culpa a cascata de impostosque produtos importados tem no país.
O G1 conversou com Mark Stanley, vice-presidente e gerente-geral para a América Latina, e Anderson Gracias, gerente da divisão PlayStation da Sony Brasil. O objetivo dos dois executivos é mostrar ao público a conta feita pela companhia para trazer o PlayStation 4 a R$ 4 mil.
De acordo com a empresa, R$ 858, 21,5% do preço do PlayStation 4, é o valor de tranferência do console, ou seja, o valor que a Sony Brasil paga para cada unidade do videogame que será importado. A empresa afirma que R$ 2.524, 63% do valor final do produto, são impostos cobrados para trazer o console para o país comoIPI, imposto de importação, Pis e Cofins. Estes valores são somados àmargem do varejista que irá vender o PS4 e à margem do distribuidor, que é a Sony Brasil, em um total de 22%.
O total da conta chega a R$ 4.257. A Sony ainda diz "devolve para o negócio" R$ 258, 6,5% do valor do produto, para conseguir fechar o preço do varejo de R$ 3.999, que os executivos consideram "o mais baixo o possível".
Fabricado no Brasil, PlayStation 3 será vendido por R$ 1,1 mil
"O IPI para videogames é de 50%, enquanto computadores pagam apenas 15%. Usaremos toda a repercussão negativa do nosso preço de lançamento e a levaremos para o governo brasileiro para tentarmos mudar alguma coisa na política tributária", disse Stanley.
"Não esperamos vender muitos PS4 a este preço alto. Não ajuda a marca PlayStation e não ajuda os gamers. Nossa prioridade é olhar para a frente, na fabricação local para que mais gamers possam ter o console em suas casas".
Uma possível redução no preço
O executivo diz que o objetivo, agora, é concentrar esforços para a fabricação local do PlayStation 4 em território brasileiro, o que reduziria em cerca de 50%, para R$ 2 mil, o preço do aparelho.
O PlayStation 3, que é o foco da empresa no Brasil, começou a ser fabricado em maio deste ano.
"Neste momento as primeiras unidades do PS4 estão sendo fabricadas no exterior. Com elas, aprendemos como tornar o processo de fabricação mais fácil. Temos que ver quais componentes podem ser feitos aqui no Brasil ou terão que ser importados, o que influencia no preço final", diz Stanley.
"Há impostos complicados quando se fabrica localmente e cada peça importada é taxada com um imposto diferente".
Entretanto, não há previsão de quando o PlayStation 4 começaria a ser fabricado no Brasil. "Não será em 2014", adianta Stanley. Entretanto, ele diz que todos os esforços da empresa estão concentrados na fabricação local.
Sobre o concorrente Xbox One, da Microsoft, ser quase 50% mais barato do que o PS4 no Brasil (ele custa R$ 2,2 mil), o executivo diz que o mérito é deles, que há duas maneiras de conseguir lançar um videogame por esse valor: "um subsídio massivo ou com fabricação local". "Você terá que perguntar para eles como eles chegaram a este preço".
"Infelizmente, nos EUA temos um cenário de impostos mais estável e um mercado mais competitivo. Isso não acontece aqui no Brasil", afirma o executivo.
Adiar lançamento para 2014
A Sony afirma ter feito grandes esforços para incluir o Brasil na lista de países que receberão o PlayStation 4 no lançamento mundial em novembro, mesmo com o preço elevado.
"Tínhamos a opção de não lançar agora e esperar a fabricação local ou mostrar que o Brasil é importante para a divisão PlayStation e inclui-lo na lista de 26 países que o receberão no lançamento mundial. Infelizmente ele chega a um preço alto, mas para nós foi mais importante mostrar que o país é prioridade. Nosso objetivo é fazer o PS4 ser mais acessível", explica Stanley.