Embora novas plataformas sempre tenham sido associadas ao suprassumo tecnológico da época em que são lançadas, é fato que, com o tempo, a personalização contínua do PC acaba ganhando terreno. Entretanto, de acordo com o diretor sênior de engenharia da NVIDIA , Rev Lebaredian, as próximas plataformas da Sony e da Microsoft já vão entrar no mercado defasadas, já que são “tecnologia velha”.
"O que acontece agora é que o ciclo de vida dos consoles é muito longo, e a cada seis meses nós temos novas GPUs [unidades de processamento gráfico]", disse o executivo em entrevista ao site G1. "Essa é a primeira vez que os consoles [de nova geração] são notavelmente mais fracos que os computadores da mesma época”, acrescenta, ressaltando que a diferença entre o PlayStation 4 e um computador “top de linha” deve ser da ordem de “2,5 vezes”.
Para Lebaredian, entretanto, mesmo os artifícios desenvolvidos exclusivamente para os consoles — a fim de torná-los competitivos — podem acabar incorporados aos PCs em pouco tempo. “Existe muito mais competição pela sala de estar hoje. E esses consoles se manterão os mesmos”, conclui.