sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Petição de GTA V para PC está próxima de 500 mil assinaturas; jogo pode chegar em dezembro


GTA V mal chegou às lojas e já está batendo recordes: são dele os de jogo mais caro de todos os tempos (custou US$ 266 milhões) e maior lançamento de jogo (US$ 800 milhões no primeiro dia). E tudo isso antes de contabilizar as vendas no Brasil e no Japão. E sem cópias para PC. 


O quinto jogo não tem uma versão para PC à venda ainda. O anterior demorou oito meses para chegar; para este, não há previsão, nem uma confirmação se ela existirá. Diante disso, foi criada antes mesmo do lançamento de GTA V uma petição para que a Rockstar peloamordedeus o leve para PC. E, com o início das vendas, o site ganhou mais de 100 mil assinaturas em somente um dia; na publicação deste post, está com mais de 460 mil. 

Dificilmente a plataforma será ignorada pela Rockstar. É até desnecessário falar sobre o tanto de PC gamers que há no mundo, mas, além disso, boa parte da graça de GTA é mantida ao longo dos anos graças aos mods que são compartilhados pela comunidade do jogo - e só existem para PC. 

 

Também há indícios de que a empresa está desenvolvendo uma versão para computadores: um trecho do código do game para Xbox 360 revela que o jogo pode ser lançado para essa plataforma (e para PS4) e um anúncio de emprego da Rockstar que foi removido procurava pessoas para "levar os últimos títulos para PC". 

No entanto, a petição não deve acelerar as coisas. Afinal, é bem trabalhoso fazer a adaptação - historicamente, a franquia sempre tem esse intervalo entre as versões para console e para PC. A média de dias entre os lançamentos para cada plataforma é de 212 dias, então GTA V pode ser esperado para maio ou abril. 

Mas, se a informação vazada de algumas lojas virtuais europeias estiver correta, o jogo chega para PC no dia 6 de dezembro deste ano - menos de três meses depois do lançamento para consoles!